quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A Universidade em tempos de crise!

Estamos na maior crise econômica dos últimos 80 anos. O governo com o apoio da mídia tenta convencer a todos que " o pior já passou". As consequências da crise tem sido grandes no mundo inteiro, e no Brasil não tem sido muito diferente. No último semestre foram levas e levas de demissões em massa, combinado a cortes de verbas nas áreas sociais, onde a educação não podia ficar de fora. A Universidade é cada vez mais atingida com o corte de verbas para a educação. Diante da crise, o governo já cortou R$1,04 bilhão no último orçamento do MEC, e está prefirindo cortar da educação pública financiar as universidades privadas.
Agora devido a queda na arrecadação, o governo cortou o equivalente a 10,6 do orçamento não obrigatório. Por outro lado, Lula não cortou um centavo do orçamento destinado ao pagamento dos juros da dívida, 525 bilhões, e desde o início da crise já foram mais de 160 bilhões distribuídos para banqueiros e empresários.

Enfim, os cortes de verbas do governo vão fazer sentir em toda a educação e nossa Universidade não fica imune a tudo isso. Pode ainda ser PIOR! Nesse momento o governo promove um programa de expansão das universidades a nivel nacional!

O modelo de expansão promovido pelo governo vem sendo questionado desde a sua publicação em 2007. O projeto chamado de REUNI( Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) é o decreto 6096/07 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm). O REUNI impôs às Universidades Federais uma desastrosa maneira de aumentar as suas vagas.


A proposta é que em 5 anos as universidades praticamente dobrem sua capacidade, mas para isso as verbas para expansão desenfreada não estão garantidas. Dependem do orçamento do MEC, já sofreram cortes em Abril deste ano e com a crise econômica, onde as áreas sociais são as mais afetadas como corte de verbas, a educação certamente agonizará ainda mais.

Aqui na Rural, como já se esperava, a aplicação do REUNI tem sido desastrosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário